"Sim o coração dele batia como um louco e sim eu disse sim eu quero Sims"

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Ulisses no Globo Teatro

Reportagem
Cena de Ulisses / Créditos: Sueli Almeida
11/06/2013 - Atualizado em 11/06/2013

Ocupação James Joyce

Autor irlandês é tema de evento no Centro Cultural São Paulo

O dia 16 de junho ficou marcado para os irlandeses como o Bloomsday, pois nele se passa a jornada do personagem Leopold Bloom, narrada no clássico “Ulisses”, do conterrâneo e cultuado autor James Joyce. Por isso, está em curso este mês no Centro Cultural São Paulo a Ocupação James Joyce, que traz dois espetáculos teatrais e palestra relacionados à obra do escritor.

O carro-chefe da ocupação é “Ulisses Molly Bloom, Dançando para Adiar”, premiada encenação da Cia. Estrela D’Alva de teatro que esteve em cartaz entre setembro e outubro de 2012 na capital paulista. A peça é baseada na mais famosa obra de Joyce, que satiriza a saga do personagem mitológico.

Em “A Odisséia”, a obra original de Homero que também será encenada na Ocupação, Ulisses enfrenta diversas provações ao longo de uma década até regressar à cidade natal, onde reencontra Perséfone, que resiste durante todo o tempo às investidas de outros homens apesar das notícias da morte de seu amado. Na releitura de Joyce, Leopold Bloom parte para um dia de trabalho em 1904 e enfrenta diversos contratempos antes de voltar para casa, onde descobre a traição de sua esposa Molly.

– Nós nos interessamos especialmente pela forma como Joyce escreve. Especialmente pelo monólogo de Molly, trecho no final do livro em que há 80 páginas sem qualquer pontuação – explica Ligia Helena, integrante da Cia. Estrela D’Alva.

A exemplo do que ocorre na trama, que se passa em parte nas ruas de Dublin, a montagem ganha as vias do entorno do centro cultural, localizado no bairro de Paraíso. Outro ponto de contato com a história e seu autor poderá ser visto justamente na apresentação do dia 16, quando a trilha sonora do espetáculo será substituída por uma trilha executada in loco e de improviso pela banda À Deriva.

– Joyce era músico, Molly é cantora lírica e o homem com o qual ela trai Bloom é produtor musical. A ideia veio dessa relação do escritor e sua obra com a música – destaca Ligia.

A encenação de “A Odisséia” também ocorrerá em um único dia, 30 de junho, e permitirá compreender melhor o olhar de Joyce sobre a história. A montagem conta com dramaturgia de Samir Yazbek, direção de Marco Antonio Rodrigues e elenco formado por dez atores. Antes disso, no dia 12, a professora Munira Hamud Mutran dá palestra sobre James Joyce e sua obra, com enfoque em “Ulisses”. Na mesma ocasião, o ator Paulo Gircys fará leitura de alguns trechos da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário